segunda-feira, 7 de maio de 2018

Parábola dos convidados que recusam o banquete



07.05.18

Parábola dos convidados que recusam o banquete

Estando na casa de um dos chefes dos fariseus, para ali tomar refeição, Jesus contou:
“Um homem dava grande jantar. Convidou a muitos.
Todos, sem exceção, recusaram, com desculpas esfarrapadas...
Indignado, o dono da casa ordenou a seu servo ir depressa às ruas e praças da cidade, para trazer os pobres, estropiados, cegos, e os coxos.
O servo cumpriu a ordem e disse ao senhor que ainda restavam alguns lugares, ao que o senhor ordenou que ele fosse pelos caminhos e trilhas, obrigasse as pessoas a entrarem, até a casa ficar cheia.
Disse o senhor da casa: “Nenhum dos que foram convidados e recusaram provará o meu jantar”.  (Lucas – 14.16-24).

-  -  -

Nesta Parábola, Jesus faz alusão ao apego aos valores materiais, e a indiferença para com as coisas do Reino dos Céus – o Evangelho.
Reflexões:
● o homem que dava o grande jantar e convidou a muitos: Jesus;
● banquete (a grande ceia): as Leis de Deus e os ensinamentos cristãos;
● os convidados indiferentes: os que chamados por Jesus, a observar o Evangelho, escolhem as coisas mundanas, ao invés das lições cristãs;
● pobres, estropiados, cegos, coxos: as difíceis provas da existência terrena têm uma causa, devendo ser aceitas com resignação, sabendo que a Justiça Divina não permite cruz em ombro errado;

● não provar o jantar: referência aos que desprezaram quando convidados a seguir o Evangelho, e valorizaram mais suas posses materiais (quando desencarnarem se arrependerão, mas já será tarde, tendo que trabalhar até merecer outra vez o mesmo convite...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário