segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Parábola do credor incompassivo


Parábola do credor incompassivo
(13.11.2017)

O Reino dos Céus é semelhante a um rei que resolveu acertar contas com os seus servos. Ao começar o acerto trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. Não tendo este com que pagar o senhor ordenou que o vendessem, juntamente com a mulher e com os filhos e todos os seus bens, para o pagamento da dívida. O servo, porém, caiu aos seus pés e, prostrado, suplicava-lhe “Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo.
Diante disso, o senhor, compadecendo-se do servo soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Mas, quando saiu dali, esse servo encontrou um dos seus companheiros de servidão, que lhe devia cem denários e, agarrando-o pelo pescoço, pôs-se a sufocá-lo e a insistir: “Paga-me o que me deves”. O companheiro, caindo aos seus pés, rogava-lhe: “Dá-me um prazo e eu te pagarei”. Mas ele não quis ouvi-lo, antes, retirou-se e mandou lançá-lo na prisão até que pagasse o que devia.
Vendo os seus companheiros de servidão o que acontecera, ficaram muito penalizados e, procurando o senhor, contaram-lhe todo o acontecido. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: “Servo mau, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me rogaste. Não devias, também tu, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?”.
Assim, encolerizado, o seu senhor o entregou aos verdugos até que pagasse toda a sua dívida.
Eis como meu Pai celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão. (Mateus 18: 15-35).
-  -  -

A frase da oração do “Pai Nosso” ilustra e explica com grande simplicidade a moral desta parábola de Jesus:
       “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”.

Um comentário:

  1. É, Cristianismo é isso: fazer pelos outros tudo que gostaríamos que fosse feito por nós; e nesse caso a misericórdia é a protagonista da parábola.

    ResponderExcluir