sábado, 8 de agosto de 2015

Poesia - A voz do sino



      A VOZ  DO  SINO
                                 Vicente de Carvalho

I

Tarde triste e silenciosa
De vila de beira-mar:
Uma tarde côr-de-rosa
Que vai morrendo em luar . . .

Ao longe, a várzea cintila
De uns restos de sol poente:
Mas, por sôbre tôda a vila
— Do morro a que fica rente
Desce uma sombra tranqüila —
E anoitece lentamente.

Não aparece viv’alma.

Nem rumor da natureza,
Nem eco de voz humana
Perturba a infinita calma,
A solitária tristeza
Da pobre vila praiana.

Nem se ouve o mar, longe, e manso.

A tudo, em redor, invade
Um ar de mole descanso . . .

Silêncio . . .   Imobilidade . . .

Como que, interrompida,
A correnteza da vida
Fêz neste ponto um remanso.

De súbito, rumoreja
Violentamente o ar:
Na tôrrezinha da igreja
Rompe o sino a badalar.

Ponho-me atento, a escutá-lo:
Que diz, alto e repentino,
Êsse bater de um badalo
             Num sino?

Badalo que assim badalas
No sino que assim ressoa,
Aves, já nenhuma voa:
Dormem: e vais acordá-las
             À toa . . .

Vais espantar quanta môça
Aí pelos arredores
Depois de um dia de roça,
De enxada e de soalheira,
Dedica a tarde ligeira
A tarefas bem melhores;

Pelas discretas beiradas
De alguma fonte;  fiadas
Na proteção pitoresca
De ramagens, fôlhas, flôres;
Que fazem elas?  Coitadas,
Bebem, nas mãos, água fresca . . .
Lavam as caras tostadas . . .
Ou cuidam dos seus amôres . . .

Badalo que assim badalas
No sino que assim ressoa,
Olha que vais espantá-las
             À toa . . .

Badalas . . . E eu que te falo
Não sei e nem imagino
Que pretendes tu, badalo,
A bater, bater no sino.

Talvez convoques à ceia
Pescadores que, lidando,
Nem viram que entardeceu;
Algum se estendeu na areia
A descansar; senão quando,
De cansado adormeceu . . .

Badala-me assim, badala:
Esperta êste dorminhoco;
Que ou êle, acordando, abala,
Ou fica dormindo — e em trôco
Da sua madraçaria,
Chegando à casa atrasado
Acha no fogo apagado
A caldeirada já fria.

Badalo que assim badalas
No sino que assim atroa,
Porque é que tão alto falas
             À toa?

A andar com menos demora
Talvez tua voz compila
Certo rei dos mandriões
Encarregado em má hora
De, nas três ruas da vila,
Acender os lampiões . . .

Chamas, talvez, ao seu pôsto . . .
Quem?  algum camaroeiro
Retardado e mal disposto
A seguir para o pesqueiro?

Badala-lhe que é sol pôsto,
Que a luz cheia está fora,
Que, com pequena demora,
Vai a maré a vazar:
Para chegar à costeira
Tem êle uma légua inteira
De caminho a caminhar,
Vencendo-a de combro em combro,
De atoleiro em atoleiro,
Com o remo e o puçá no ombro
E, na mão, o candeeiro . . .

Ruidoso sino da vila!
E é por cousas tão vulgares
Que atroas assim os ares
De uma tarde tão tranqüila?


           II

Badalo que assim badalas . . .
Que voz de repente soa
Acompanhando-te as falas
             À toa?

É voz de gente que canta . . .
De gente . . .  E parece tanta.

Da humilde igreja irradia
E para o céu se alevanta
A reza da Ave, Maria.

As vozes e as badaladas
Confundem-se . . . Misturadas
No fervor da mesma prece,
Sobem juntas para o ar
Onde a lua resplandece
E a noute, imensa, parece
Feita do alvor do luar . . .

Sôbre a soleira da porta
Da casa pegada à minha,
Vejo sentada a vizinha:
Môça, e bonita . . . Que importa?

Tem nos braços o filhinho;
Fala-lhe, tôda carinho;
Êle ouve; sorri, depois,
Responde-lhe, balbucia . . .
E, de mãos postas, os dois
Murmuram a Ave, Maria.

Ante meus olhos perpassa
Uma visão: imagino
Maria, cheia de graça,
Jesus, loiro e pequenino.

Uma tarde côr-de-rosa . . .
Uma vila assim modesta,
Assim tristonha como esta. . .
De pescadores, também . . .
Sôbre a planície arenosa
Por onde o Jordão deriva
Pousa a sombra evocativa
Das montanhas de Siquém. . .

À porta de humilde choça,
Uma mulher. . . Quem é ela?
É pobre. . . é jovem. . . é bela. . .
E é Mãe: comovida, a espaços
O seu sorriso se adoça,
O seu olhar se ilumina
Para a figura divina
Do filho que tem nos braços.

Mostra-lhe, à noute que estrela
O céu e que a terra ensombra,
Como a terra é tôda sombra
Como o céu é todo luz. . .
E o filho, enlevado nela,
Em êxtase balbucia. . .
A primeira Ave, Maria
Quem a rezou foi Jesus.

Sigo o meu sonho. . . imagino
Que, por tôdas essas roças
Aonde chega a voz do sino,

A sombra triste das choças
Frouxamente se alumia
Da vela de cêra acesa
Ante uma Virgem Maria
Tendo nos braços Jesus.

É a hora augusta da reza . . .

Mães, pobres mães andrajosas
De filhinhos seminus,
No chão de terra ajoelhadas,
Dizem cousas misteriosas,
Palavras entrecortadas
De mágoa que se lastima,
De súplica, e de esperança

A essa outra Mãe que, lá em cima,
Na glória do céu, descansa
Do que passou neste mundo.

Ela que, com o mesmo eterno
Requinte do amor materno,
Sorriu a Jesus criança,
Chorou Jesus moribundo,

Lá, do alto céu infinito,
Olha com olhos de Santa
E de Mãe que já sofreu
Tanto coração aflito
Que se volta para o seu.

Na roça a miséria é tanta. . .

Quanta pobre gente, quanta,
Expia o ser mal nascida
Cumprindo a pena da vida
Como pregada a uma cruz;
E, na angústia que a quebranta,
Sòmente espera e antegoza
A proteção milagrosa
Da virgem Mãe de Jesus!. . .

Na roça a miséria é tanta. . .

E cada choça sombria
Para o claro céu levanta
A reza da Ave, Maria.

Não, tu não falas à toa;
Errei, confesso-o. . . Perdoa,
Ó sino humilde da vila,
Que assim badalas, badalas,
Na paz da tarde tranqüila;
Ó sino, que também rezas,
Ó sino, que tanto falas
À terra, tôda asperezas,
Como ao céu, todo luar,
Chamando, com o mesmo zêlo,
Cada infeliz — a rezar,
Nossa Senhora — a atendê-lo.

Consolador de tristezas!
Semeador de esperanças!

Aqui nestas redondezas
Não há vida tão bonanças
Nem casebre tão remoto
Onde quanto o sino diz
Não abençoe um devoto,
Não console um infeliz. . .

Por essas várzeas tão êrmas
Onde, perdidas e sós,
Há tantas almas enfêrmas
De desesperos sem voz,

Onde tanto desdenhado
De Deus, que decerto o olvida,
Vive, até morrer, vergado
Ao pêso da própria vida,

Vais chamar, em altos gritos
— Como se fôsse a um dever —
Desamparados e aflitos
— Para o consôlo de crer.

E de casebre em casebre
Onde gente, a vida inteira,
Vive de trabalho e febre,
Morre de fome e canseira,

Afirmas à angústia surda
Do mísero tabaréu
Que o brejo em que êle chafurda
— É um caminho para o céu.

A cada pobre praiano
Que, na sua dura lida
De afrontar o largo oceano,
Vive de arriscar a vida.

Tu, consoladoramente,
Falas para lhe lembrar
Que há quem reze por a gente
— E há céu por cima do mar. . .

Da mesma igreja alvadia
Evolam-se as badaladas
E a reza da Ave, Maria.

Evolam-se. . . Misturadas,
Sobem juntas para o ar
Onde, pálida e sòzinha
Tão alva, que resplandece,
Tão só, que vai a sonhar,
Caminha a lua, caminha,
E o céu, imenso, parece
Feito de sonho e luar. . .

Humilde sino da vila,
Que assim badalas, badalas,
Na paz da tarde tranqüila;

Não, tu não falas à toa:

Percebo o que e a quem falas. . .

                                         Perdoa!

-                 -                   -

(Do livro “POEMAS E CANÇÕES” - 1908 -, 17ª Edição/1965, Saraiva, São Paulo/SP)
- Transcrito na ortografia original -


Breves comentários:
Eurípedes Kühl

- Vicente Augusto de Carvalho, poeta brasileiro, nasceu em Santos/SP, em 1866 e morreu em São Paulo/SP, em 1924.
É considerado um dos principais poetas do Parnasianismo brasileiro.
Militou na política (deputado paulista e Secretário do Interior/SP - cargo ao qual renunciou, por desengano na vida pública), advogado, juiz, Ministro do Tribunal de Justiça, jornalista, abolicionista (homiziava escravos fugidos), republicano. Desenvolveu trabalho de combate a epidemias e organizou o serviço sanitário estadual. Depois foi fazendeiro.
Como a maioria dos parnasianos, contemplou o soneto, sendo que um dos mais consagrados da Língua Portuguesa, seguramente é o que abre a seqüência de “Velho Tema”:

“Só a leve esperança, em tôda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada.
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida
É uma hora  feliz, sempre adiada,
E que não chega nunca em tôda a vida
    
Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Tôda arreada de dourados pomos,

Existe, sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.

O poema “A VOZ DO SINO”, dulcíssimo, é um dos grandes momentos de nossa poesia lírica, onde o autor recorreu a soluções poéticas combinando elementos de caráter regional-universal. O ambiente (“pobre vila praiana”), tipos e costumes, tudo entremostra a atmosfera do sentimento humano, fotografando pessoas simples, desde pescadores, camaroeiros, moças do campo, o acendedor de lampeões... Quase se pode sentir a maresia a evolar “da maré que vai a vazar...”.
Vicente amava e sempre amou aquela “vila de beira-mar”.

Foi cognominado por Euclides da Cunha, justamente, por “o” poeta do mar.
A abertura, qual “poesia sinfônica”, iniciando leve, levemente, diz do cair da tarde, da quietude bucólica do lugar — podemos sentir o estado d’alma do poeta: paz, recolhimento, reflexões...
A seguir, no moribundo prelúdio, em adágio di molto (em pianíssimo, com as reticências determinando o devagar: “Silêncio... imobilidade...”), num movimento rápido, como se trompas irrompessem, súbitas, explodem as badaladas do sino...
O poeta então elabora uma profana reprimenda da inércia à dinâmica.
E qual badalo que vai e volta, vai e volta, seguem-se descrições da vida...
Depois... Vicente se redime, no deslizar dos versos e das estrofes, numa reconstrução ditada pelo arrependimento, descrevendo e compreendendo filosoficamente os problemas existenciais dos humildes, trazendo-lhes esperança e fé, com a presença empolgante da Mãe Celestial e Seu Filho — Maria e Jesus!
Então, o momento angélico da Ave, Maria!, pelo qual passeia o poema, nele alicerçando-se, é verdadeira oferenda sagrada a Maria.
Pintar o crepúsculo com tintas da piedade cristã é obra prima a se louvar!
Contudo, o que tira o poema da Terra e o coloca no Céu é a última volta do bronze (Perdoa!), encerrando todos os repiques, implodindo n’alma a “heresia” inicial do poeta, num majestoso pedido de perdão, implorado na nota final, enaltecendo a vitória da dinâmica da Vida, com e pela Fé Cristã!

Ribeirão Preto/SP- Primavera de 2006

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